O DESENVOLVIMENTO MORAL SEGUNDO PIAGET

Segundo Piaget, no aspecto moral, a criança passa por uma fase pré-moral,caracterizada pela anomia, coincidindo com o "egocentrismo" infantil e que vai atéaproximadamente 4 ou 5 anos. Gradualmente, a criança vai entrando na fase damoral heterônoma e caminha gradualmente para a fase autônoma.Piaget afirma que essas fases se sucedem sem constituir estágiospropriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitosainda na fase de heteronomia.Poucos conseguem pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo suaconsciência interior.



Conforme Piaget, na fase de anomia, natural na criança pequena, ainda noegocentrismo, não existem regras e normas. O bebê, por exemplo, quando estácom fome, chora e quer ser alimentado na hora. As necessidades básicasdeterminam as normas de conduta. No indivíduo adulto, caracteriza-se por aqueleque não respeita as leis, pessoas, normas.Na medida em que a criança cresce, ela vai percebendo que o "mundo" temsuas regras. Ela descobre isso também nas brincadeiras com as criança maiores,que são úteis para ajudá-la a entrar na fase de heteronomia.Na moralidade heretônoma, os deveres são vistos como externos, impostos coercitivamente e não como obrigações elaboradas pela consciência. O Bem é visto como o cumprimento da ordem, o certo é a observância da regra que nãopode ser transgredida nem relativizada por interpretações flexíveis. De certaforma, a intolerância da Igreja, por qualquer interpretação diferente da sua,referente ao Evangelho, manteve a humanidade na heteronomia moral. O bem e ocerto estavam na Igreja, no Estado e não na consciência interior do indivíduo.Conforme Piaget, a responsabilidade pelos atos é avaliada de acordo comas conseqüências objetivas das ações e não pelas intenções.O indivíduo obedece as normas por medo da punição. Na ausência daautoridade ocorre a desordem, a indisciplina.Na moralidade autônoma, o indiduo adquire a conscncia moral. Osdeveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação.Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade continua o mesmo. Éresponvel, auto-disciplinado e justo. A responsabilidade pelos atos éproporcional à intenção e não apenas pelas conseqüências do ato.O processo educativo deve conduzir a criança a sair de seu egocentrismo,natural nos primeiros anos, caracterizado pela anomia, e entrar gradualmente naheteronomia, encaminhando-se naturalmente para a sua própria autonomia morale intelectual que é o objetivo final da educação moral.Esse processo de descentração conduz do egocentrismo (natural nacriança pequena) caracterizado pela anomia, à autonomia moral e intelectual.As atividades de cooperação, num ambiente de respeito mútuo, embasadona afetividade, preservam do egoísmo e do orgulho, auxiliando a criança no longoprocesso de descentração, conduzindo-a gradativamente da heteronomia para aautonomia moral. Um ambiente de medo, autoritarismo, respeito unilateral tende aperpetuar a heteronomia.Do egocentrismo inicial a criança, gradualmente, vai "saindo" de si mesma,ampliando sua visão de mundo e percebendo que faz parte de um todo maior.
Gradualmente, aprende a cooperar, a respeitar e a amar o próximo.

                      O quadro abaixo relaciona as atitudes interiores e as fases morais:


O processo de construção da autonomia moral é entendido como equivalendo a um movimento dialético de separação-inclusão (e não deseparação-individuação) na medida em que o desenvolvimento e a diferenciaçãoimplicam um espaço de integração, baseado na reciprocidade e no incentivo dos outros. Em termos educativos, esta concepção de autonomia enquanto expoenteda maturidade moral, implica a combinação de práticas relacionadas com odesenvolvimento dos princípios da justiça com práticas incentivadoras dasrelações interpessoais.


Professor do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade da Universidade de São Paulo (USP), além de especialista em Jean Piaget, Lino de Macedo participou de um debate com a equipe da Revista Nova Escola e falou sobre os conceitos de informar, conhecer e saber.




1 big comentários fofos*:

Lucimar da Silva Moreira disse...

A sociedade só vai para frente se tiver regras, normas pois assim é que se constitui uma democracia onde os cidadãos respeitam o espaço um do outro, beijos.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...