Qual a idade ideal para pôr a criança em uma escola?


Uma pergunta que os pais se fazem é: “Qual a melhor idade para nosso filho frequentar uma escolinha? ” Esta pergunta contém uma preocupação natural dos pais de oferecer “o melhor” para seus filhos. Não raro, os pais imaginam que, quanto antes ou quanto mais, a criança for estimulada, mais ela vai desenvolver o seu potencial. 


Claro que o estímulo é fundamental, mas este deve ser dado em função do estágio do desenvolvimento da criança. 
Então, qual a melhor idade para uma criança ir para uma escolinha?
Se ambos os pais trabalham e não possuem uma estrutura familiar ou domiciliar para cuidar do seu bebê enquanto estão trabalhando, terão que escolher uma creche ou escolinha tão logo se vejam obrigados a reassumir suas funções profissionais. Neste caso, a decisão de colocar a criança em uma creche ou escolinha é baseada em uma necessidade real dos pais e não na da criança. Os pais devem escolher uma creche ou escolinha em que confiem, se sintam seguros e a criança certamente irá se adaptar.
Se os pais podem oferecer ao bebê uma estrutura familiar (avós, tios, padrinhos etc.) ou domiciliar (empregada doméstica, babá etc.) que possa cuidar do bebê na ausência dos pais, não há necessidade ou vantagem em colocar a criança muito cedo na escolinha. O benefício de estar com outras crianças só se torna mais intenso quando se inicia a socialização. Isto é, quando, de fato, uma criança toma conhecimento da outra e efetivamente interage. Não há uma idade fixa, cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento. Em geral, a socialização se inicia em torno dos 2 anos. Antes disso a criança fica curiosa com a presença de outra, olha, se interessa, mas não há uma troca efetiva.
Acho importante lembrar que a escolinha não é o único lugar onde pode ocorrer a socialização. Uma criança que frequenta a pracinha, praia, piscina, playground, parquinho etc. vai entrar em contato com outras e o processo de interagir vai se iniciar de forma natural.
Resumindo, se os pais precisam trabalhar e não têm como deixar a criança em casa com alguém de confiança cuidando, a creche ou escolinha são opções válidas. Se os pais podem deixar a criança em casa, não há uma data certa para colocar a criança na escolinha. O ideal é que inicie sua socialização nos passeios que faz e em torno de 2 anos (um pouco mais para umas e um pouco menos para outras) passe a frequentar uma escolinha. É importante lembrar que a idade em que se inicia em uma escola também é algo sócio-cultural. Os avós dos bebês de hoje, muito provavelmente só começaram a frequentar uma escola em torno dos 5 anos de idade! Só para confirmar que não há uma regra ou idade “certa” para oferecer “o melhor”. O melhor é oferecido desde o nascimento, com o amor e cuidar carinhoso dos pais. Se seguirem suas emoções, mais do que regras e dicas, darão sempre o melhor aos seus filhos.
*Dr. Roberto Cooper é médico formado pela UFRJ em 1976
Residente de Pediatria do Hospital da Lagoa- 1976/1977
Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria
Médico do Instituto Fernandes Figueira- FIOCRUZ
Consultor da OMS até 1985
Contatos: consultoriorcooper@globo.com
http://www.robertocooper.com

3 big comentários fofos*:

Dany Santos ( Exclusividade de beleza ) disse...

O meu filho fará 04 anos e só agora ele entrará na escola por ter sido agraciada com a opção de poder contar com a minha mão para cuidar dele.
Mas... quando fui matricular na escola sentiram dificuldade de saber onde encaixariam ele no maternal ou educação infantil, pelo fato da idade.
Enfim é sempre difícil, mas acho que esta é uma boa idade pois já relata os acontecimentos

http://exclusividadeebeleza.blogspot.com.br/

Sibele Fernanda Machado disse...

Humm eu não coloco, pelo menos eles tem que ja saber falar, o Jackson, fez 5 anos, em Janeiro, ele só foi para o pré, pq é obrigatório, se não.... tava em casa ainda...apesar de saber, que faz beeem a eles...enquanto eu puder, deixa los em baixo das minhas asas, deixarei hahahahha

lluciannebaptista disse...

A July tá com 3 anos,levo alguns dias na semana ela para a escolinha,ela ama.Se for pela vontade dela vai sempre.
Acho que faz bem este convivio com outras crianças.
Luciane

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...